sábado, 27 de agosto de 2016

Amorphis: Under The Red Cloud

Em mais de vinte e cinco anos de carreira, a banda finlandesa, Amorphis, acumula qualidades superlativas e incomparável identidade musical, e uma boa prova de tal afirmação se estende por sua discografia e, principalmente, em seu mais recente registro de estúdio, o álbum “Under the Red Cloud”, lançado no ano passado, via Nuclear Blast, onde sua gama de influências, que variam do death, prog, gothic e folk, encontram harmonia e consonância na arte dos finlandeses.

A trinca inicial, composta por “Under the Red Cloud”; “The Four Wise Ones” e “Bad Blood”, é o compêndio perfeito para revelar ao ouvinte de que se trata de um dos melhores registros dos caras, pois em tais canções estão, em doses certeiras, as melodias marcantes, harmonia complexa, vocais guturais e os refrãos grudentos que convida os fãs cantarolarem por semanas a fio.

“UTRC” consagra a identidade da banda, o que isso quer dizer? Se o ouvinte aspira por influências de folk metal às encontrará, por exemplo, em “Tree of Ages”; se o foco é o refrão melodioso, então, a pedida fica por conta de “Sacrifice”; a dinâmica, por sua vez, é a especialidade de “The Skull” e o momento mais intimista atende por “White Night”.


Como é de se esperar, a produção, sob comando de Jens Bogren (Soilwork, Paradise Lost, Opeth), se mostra meticulosa e caprichada, o que proporciona a percepção de todos os detalhes e nuances das músicas, o que colabora, e muito, em comprovar os atributos do álbum.

“Death of a King”, um dos singles do disco que ganhara videoclipe, ostenta lugar cativo nas apresentações da banda, recebendo fácil, fácil, o título de clássico. Além dos aspectos técnicos como produção e mixagem e os já citados predicados das canções, “Under the Red Cloud” ganha um caráter especial por contar com a participação da vocalista, Aleah Stanbridge (falecida no dia 18 de abril de 2016), na mencionada “White Night”.

““Under the Red Cloud” é um disco com músicas muito fortes”, disse o tecladista, Santeri Kallio, em entrevista exclusiva ao RockBizz. A citação acima resume, e muito bem, diga-se, o poderio sonoro do álbum, e sem medo de soar exagerado, ou mesmo complacente, é fácil afirmar que o disco é um dos melhores registros em estúdio dos finlandeses. Adquira sem medo!

Under the Red Cloud Tracklist (2015 – Nuclear Blast):
1. Under The Red Cloud
2. The Four Wise Ones
3. Bad Blood
4. The Skull
5. Death Of A King
6. Sacrifice
7. Dark Path
8. Enemy At The Gates
9. Tree Of Ages
10. White Night

Bônus Track

11. Come The Spring
12. Winter’s Sleep
13. The Wind (Versão Japonesa)

Amorphis:

Tomi Joutsen – Vocal
Esa Holopainen – Guitarra
Tomi Koivusaari – Guitarra
Niclas Etelävuori – Baixo
Santeri Kallio – Teclado
Jan Rechberger – Bateria

Fonte: RockBizz


Nenhum comentário:

Postar um comentário