sábado, 22 de outubro de 2016

Gamma Ray: Insanity And Genius (Anniversary Edition)

Compulsória como a lei da gravidade, onde toda matéria é sujeita a sua realidade e conceito, a ação do tempo também se faz da mesma maneira, e mais, inexorável a tudo e a todos, e nesse balaio o mundo da música está incluído, permanecendo de pé àquelas obras e artistas que colecionam, por exemplo, predicados como inovação, talento, competência, habilidade, conhecimento e tantos outros que poderiam preencher esse texto do começo ao fim.

E, mesmo aos trancos e barrancos, fora sob tais circunstâncias que o terceiro álbum de estúdio, Insanity and Genius, do Gamma Ray, lançado no já longínquo ano de 1993, provou seu valor nesse intervalo de vinte e cinco anos desde seu lançamento. Execrado e incompreendido por uns, mas saudado e celebrado por outros, IAG mostrou o Gamma Ray, ainda que contasse em seu lineup com músicos tarimbados como o futuro frontman Kai Hansen, em oscilação, trazendo momentos de puro deleite e outros, digamos, menos inspiradores.

Agora, em 2016, o álbum, como dito anteriormente, completa um quarto de século, e nada melhor que celebrar a especial data. Para tal, os alemães relançaram (no Brasil via Shinigami Records) o disco embalado em uma nova capa estampando a atual tipografia do nome do grupo; o material ganhou um segundo CD com faixas demo, ao vivo, versão estendida e cover da canção Exciter, do Judas Priest. Além disso, o CD principal foi remasterizado pelo experiente produtor, Eike Freese, ganhando uma sonoridade de maior qualidade, o que realçou os atributos do álbum.

Então, tenha certeza que a trinca inicial com Tribute To The Past, No Return e Last Before The Storm ainda será o melhor momento do álbum, mas com o adendo, agora, de uma roupagem nova em folha. Heal Me também rememora os esquecidos de plantão que é digna de elogios e se mantém como um ponto forte do disco. Pontos fracos? Sim! E veem, por exemplo, sob os nomes de Brothers e 18 Years. Deprecia o álbum a ponto de o ouvinte menosprezá-lo como um todo? De maneira alguma.

O fato que comemorar os vinte e cinco anos do lançamento de uma obra de arte como Insanity and Genius, que nunca fora unanimidade quanto aos seus predicados, é um feito e tanto, e merece, pelo menos, mais uma chance de cativá-lo pelos seus bons momentos que o fizeram passar pelo implacável teste do tempo. Então, vale, sim, cada centavo de seu merecido e suado din din.

Tracklist de Insanity and Genius:

CD1

01. Tribute To The Past
02. No Return
03. Last Before The Storm
04. The Cave Principle
05. Future Madhouse
06. Gamma Ray
07. Insanity And Genius
08. 18 Years
09. Your Tørn Is Over
10. Heal Me
11. Brothers

CD2 – Bônus CD

01. Valley Of The Kings (Live At Chameleon Studios 2016)
02. Heaven Can Wait (Live At Chameleon Studios 2016)
03. Gamma Ray (Extended Version)
04. Money (Demo with Ralf Scheepers)
05. Silence (Demo with Ralf Scheepers)
06. Sail On (Demo with Ralf Scheepers)
07. Space Eater (Rough Mix Horus studio)
08. Exciter (Judas Priest Cover)

Fonte: RockBizz

Nenhum comentário:

Postar um comentário